domingo, 18 de julho de 2010

Natsu Dayo!

O verão chegou pra ficar agora em julho, calor de 36 graus na cidade, praias lotadas, expresso lotadas, até parece que japonês nunca viu verão na vida, Peloamordedeus.

Não sou muito fã de praia, mas sempre acabo me rendendo, porque é um programa barato, mas estressante e cansativo, aquela sensação que a água salgada deixa na pele não me agrada, e como não vejo mais graça em fazer castelos de areia, acabo como aquelas tias velhas varizentas, que só ficam embaixo do guarda-sol com chápeu e gritando pras crianças não irem pro fundo ...

Quando morei em Shiga fui apresentada ao Lago Biwa, ou Biwako é o maior lago do Japão, na região de Oumi Maiko foi montada uma praia artificial de água doce, adorei o lugar, e também é uma opção de passeio barata, pra fazer churrasco eles cobram 200 yenes por pessoa e o preço do estacionamento é de 1500 yenes, e também é possível acampar por lá, por Shiga ser uma região onde se encontram muitos brasileiros, você vai se sentir praticamente no Brasil, mas se você é meio anti-social (como eu) vai preferir ficar em casa dentro do ofurô com água gelada e um patinho de borracha amarelo.

Já a região onde eu moro agora que se chama Fukui é muito conhecida pelas praias de Tsuruga e Obama, hiper lotadas na época do verão, o preço dos estacionamentos varia muito de praia pra praia, partindo de 500 yenes por dia até 1500 yenes.

Pra quem gosta de muvuca e gente jovem as praias Sushiohama, Mihama e a Diamond Beach são as melhores pedidas, mas deixam a desejar na qualidade dos estacionamentos e dos banheiros, são cercadas de barraquinhas que vendem comes e bebes por todos os lados, e até barzinhos que ficam abertos durante a madrugada na época de alta temporada, a maioria dessas barracas são dotadas de chuveiros de água quente (500 yenes por pessoa com shampo e sabonete inclusos e sem limite de tempo), mas muito cuidado na hora do banho, se você deixar pra muito tarde (depois das 5 da tarde) corre o risco (ENORME) de pegar filas quilométricas e até de ficar sem banho já que as barracas costumam fechar as 6 horas da tarde. Ou pode se arriscar no banho em chuveiros que funcionam com moedas de 100 yenes, mas já vou avisando que você vai gastar praticamente o mesmo, mas sem shampoo e sabonete. Nas barracas também é possível alugar guarda-sol e bóia.(Pros esquecidos de plantão).E também tenho que deixar claro que nessas praias é proibido acampar e fazer churrasco, a multa é de 10.000 yenes por barraca e por churrasqueira.

Pra quem vai com a família (diga-se crianças) a melhor pedida e a praia de Mariyama, com banheiros bem equipados, chuveiros de água gelada pra tirar o sal do corpo, e chuveiros de água quente (de moedas), onde se é permitido acampar (Tem que ser reservado antes, porque o espaço é limitado), e se fazer churrascos! O preço do estacionamento é de 1000 yenes (Pelo menos da última vez que dei as caras por lá). Pra mim a única coisa em que Mariyama sai perdendo é o pelo fato de não ter barraquinhas com comes e bebes, e também por não ter barraquinhas que alugam guarda-sol e bóias, e pra chegar no combini mais próximo você terá que fazer uma pequena caminhada, e ainda corre o risco de chegar lá e não encontrar nada pra comprar!

Pra quem além de gostar de praia, gosta de festa, todos os anos no feriado de agosto, acontece o Lual de Fukui, festa brasileira que geralmente acontece na Diamond Beach. Festa bacana, mas como em toda festa a bebiba é muuuuuuuuuuuuuito cara (Ponto negativo) e já vou avisando, não leve o celular, perdi o meu lá, e ainda paguei o mico de ir a cada 15 minutos no palco pedir pro cara anunciar que eu tinha perdido meu celular, no final das contas ele tinha ficado dentro do carro(!), mas mesmo assim pros brasileiros que são super fãs do IPhone, se você perder o seu em um lugar desse, você nunca mais vai encontrar, mas a pessoa que encontrar vai sorrir por muito tempo!!!...rs.

É por hoje é só!!!

Aproveitem o verão e lembrem-se se beber não dirija, se dirigir não beba ... não se esqueça que a multa é os olhos da cara, e ninguém quer passar o feriado sendo preso, muitos menos se machucando em um acidente, e menos ainda tomando uma água mineral com São Pedro!

Beijos!!!Matta né!!

2 comentários:

Markinhos disse...

Preciso conhecer Biwako!!!

Fukui eu conheço mas, acredito que seje mais bonito qnd não tem ninguem!!!rs

Passeios no japao disse...

OIII, meu nome é Elaine
e quero agradecer a voce pelo seu blog, fui para Tsuruga neste yasumi, mas antes pesquisei bastante, e li o seu blog e falo que foi muito útil. Arigatogozaimashita